Pré Iniciação Científica

O Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa que tem por objetivo promover a cultura científica e tecnológica em estudantes do Ensino Fundamental e Médio, mediante o desenvolvimento de projetos de pesquisa em todas as áreas, sob orientação de um docente da USP. Pode ser realizada com ou sem bolsa.

O Programa é regulamentado pelas Resoluções a seguir:

Orientações para a Pré-IC

Os projetos devem ser cadastrados pelo(a) orientador(a) no Sistema Atena (Manual do Sistema Atena para Pré-Iniciação Científica)

Edital de Iniciação Científica de Ensino Médio  período 2022-2023. O PIBIC-EM tem a finalidade de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da Rede Pública.

Entrega de Relatórios

No âmbito dos Relatórios de Pré-Iniciação Científica, reiteramos que:

1.   Relatório: Os relatórios devem ser redigidos, semestralmente, e anexados pelo(a) orientador(a) no Sistema Atena, em arquivo PDF de até 4mb., devendo possuir de 3 a 20 páginas, sujeito à devolução para ajustes.

2.  Prazo: Para serem considerados como "arquivo entregue dentro do prazo", o upload dos relatórios semestrais deve ocorrer conforme período informado pelo sistema ao(à) orientador(a), decorrido esse prazo, constará como "arquivo entregue fora do prazo".

3.   Parecer: O(a) orientador(a) deverá preencher seu parecer no próprio sistema, a respeito do desempenho acadêmico do(a) aluno(a) e da evolução do projeto.

4.   Modelos: A Comissão de Pesquisa disponibiliza no anexo uma sugestão de modelo para relatório de iniciação científica, orientações sobre a elaboração de projetos de IC e informações gerais sobre "pesquisa na graduação"

Modelo para Relatório Pré IC