Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Regimento

Artigo 1§ A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Cpq/FFLCH) compõe-se de um docente por Departamento, além da representação discente prevista no Estatuto da USP.

Parágrafo 1§ Os membros docentes, com titulação mínima de Doutor, indicados pelos respectivos Conselhos de Departamentos (e homologados pela Congregação) têm mandato de dois anos, renovando-se anualmente pela metade e permitindo-se reconduções.

Parágrafo 2§ A representação discente corresponde a 10% do total de docentes da Comissão, assegurada a presença mínima de um discente. Esta representação é eleita por seus pares e constituída por alunos da Pós-Graduação da Unidade, com mandato de um ano, permitidas reconduções.

Artigo 2§ A Comissão elege seu presidente e Vice-Presidente por um mandato de dois anos, permitindo uma reeleição sucessiva.

Parágrafo 1§ O Presidente da CPq, com titulação mínima de Professor Associado, será o representante da Unidade junto ao Conselho de Pesquisa.

Parágrafo 2§ Os Professores Titulares e Associados, por motivo justificado, poderão ser dispensados, pela Congregação, da Presidência da Comissão de Pesquisa.

Parágrafo 3§ O Presidente e o Vice-Presidente continuam sendo membros da Comissão de Pesquisa até o término do mandato a que se refere este artigo, adiando-se, se necessário, a eleição dos novos representantes de seus respectivos departamentos.

Parágrafo 4§ Cabe ao Presidente convocar e dirigir as reuniões ca Comissão de Pesquisa, bem como coordenar as atividades administrativas, necessárias para a concepção de seus objetivos.

Artigo 3§ Vagando o cargo de membro da Comissão, ou de seu Presidente ou Vice-Presidente, o suplente que assumir o cargo ou o sucessor que for eleito apenas completa o mandato já iniciado.

Artigo 4§ Compete à Comissão de Pesquisa:

I. Acompanhar e promover a discussão da política de pesquisa da Universidade, bem como da estadual e da nacional;

II. Estimular a pesquisa na FFLCH, nas diversas áreas do conhecimento, bem como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, desde a iniciação científica até o pós-doutoramento e, para tanto, promover diagnósticos e a identificação de carências e facilidades;

III. Zelar pela liberdade de criação individual na atividade de pesquisa:

IV. Identificar órgãos de fomento à pesquisa, nacionais e internacionais, e manter relacionamento com os mesmos;

V. Manter relacionamento com outras entidades de pesquisa, nacionais e internacionais, incentivando o intercâmbio de experiências;

VI. Acompanhar o funcionamento dos convênios nacionais e internacionais da FFLCH, quando envolverem questões de pesquisa;

VII. Elaborar boletins e outros documentos, periódicos ou não, de interesse à organização da pesquisa;

VIII. Cooperar com outros órgãos pertinentes da USP e da Faculdade;

IX. Promover eventos relacionados à pesquisa;

X. Proporcionar suporte técnico-administrativo para a captação de recursos internos e externos voltados ao desenvolvimento de projetos de pesquisa;

XI. Levantar, constituir e manter um Banco de Dados de Pesquisas em andamento, individuais e em equipe;

XII. Cooperar com a Biblioteca nas tarefas de levantamento, constituição e manutenção de um Banco de Dados da Produção Científica da FFLCH.