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Programa de Pós-Doutoramento na USP

Antes de dar início ao envio da documentação, o interessado deve tomar ciência das normas gerais da USP por meio da Resolução 5868, de 23 de setembro de 2010.

 

 

RESOLUÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

 

1.    Disposições gerais

O Programa de Pós-Doutorado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo visa ao fomento da pesquisa de alta especialização nos Departamentos, Laboratórios e Núcleos de Pesquisa da Unidade.

Espera-se uma estreita colaboração entre o pós-doutorando e a unidade institucional vinculante, de forma que 1) essa garanta a estrutura necessária à efetivação da pesquisa daquele; e 2) por sua vez, o pesquisador ofereça sua contrapartida, no sentido de favorecer o ensino, a pesquisa e a difusão do conhecimento na unidade.

2.    Modalidades de Pós-doutorado

São admitidas as seguintes modalidades de pós-doutorado.

1)    Pós-doutorandos sem vínculo empregatício, com bolsas de agências de fomento.

2)    Pós-doutorandos com vínculo empregatício, com afastamento, remunerado ou não, de suas funções na instituição de origem.

3)    Pós-doutorandos com ou sem vínculo empregatício, com financiamento próprio.

3.    Requisitos

São requisitos básicos para o ingresso no Programa:

1)    Se portador de título de de doutor.

2)    Supervisão de um docente responsável (supervisor) no âmbito da linha de pesquisa, departamento, laboratório ou núcleo vinculante.

4.    Prazos

O estágio será concluído no prazo máximo de 2 (dois) anos, com possibilidade de  prorrogação.

Caberá aos Departamentos a verificação da presença dos pós-doutorandos e do cumprimento dos compromissos assumidos no Plano de Atividades Institucionais.

5.    Documentação exigida (impressa e PDF)

1)    Formulário para cadastramento inicial

2)    Projeto de Pesquisa

3)    Plano de Atividades Institucionais

4)    Curriculum lattes

5)    RG ou RNE

6)    CPF

7)    Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (anexo III)

8)    Aprovação pelo Conselho do Departamento

9)    Foto 3x4 digitalizada, em arquivo JPG

10) Termo de outorga e Aceitação da bolsa (projeto com bolsa)

11) Termo de compromisso (anexo I) (projeto sem bolsa)

12) Termo de vínculo empregatício  (anexo II) e

13) Parecer elaborado por relator especializado na área

6.    Atividades Institucionais

A fim de cumprir a resolução para o Programa de Pós-Doutorado da FFLCH-USP, o pós-doutorando deverá apresentar, no ato da inscrição e da solicitação de prorrogação, um Plano de Atividades Institucionais que deverá contemplar ao menos dois dos seguintes itens.

1)    Oferta de cursos de pós-graduação, na condição de ministrante ou de co-ministrante na USP .

2)    Oferta de cursos de extensão no âmbito de um departamento.

3)    Organização de eventos acadêmicos.

4)    Orientação de Iniciação Científica.

5)    Direção de seminários de leitura e pesquisa

6)    Conferências, aulas práticas e participação em eventos temáticos.

Obs.: Os pós-doutorandos não podem ministrar aulas teóricas para os alunos de graduação na USP.

7.    Obtenção do certificado

Só serão certificados os pesquisadores que obtiverem aprovação por seus pares, via parecer de mérito elaborado por um relator e apreciado pelas seguintes instâncias colegiadas:

1)    Conselho do Departamento ou similar;

2)    Comissão de Pesquisa.

 

Comissão de Pesquisa  FFLCH/USP

__________________________________________________________________

 

Atenção: Inicialmente, o interessado deverá:

  • Enviar toda a documentação impressa  para o departamento ao qual o supervisor possui vínculo, para a análise do projeto de pequisa pelo Conselho. (OBS.: a documentação não deve ser encadernada)
  • Sendo o projeto aprovado, o departamento enviará a documentação impressa a esta Comissão de Pesquisa, e os arquivos solicitados em PDF deverão ser enviados para o e-mail cpqfflch@usp.br (seja pelo pós-doutorando, seja pelo departamento). (OBS.: a documentação enviada em desacordo com as orientações expressas aqui será devolvida para correção)

 

Relação de documentos - Para Cadastramento Inicial, Prorrogação ou Encerramento do Programa (Importante: atentar para os documentos que exigem cópia em PDF)

 

Para aquisição do Cartão USP, é necessário o envio de uma foto 3x4 no formato JPG de, no máximo, 50kb para cpqfflch@usp.br.

AnexoTamanho
(PD) Cadastro inicial.odt22.19 KB
(PD) Termo de compromisso sem bolsa.doc35.5 KB
(PD) Termo de ciencia.doc36.5 KB
(PD) Declaracaode reconhecimento de direitos .doc37.5 KB
(PD) Formulário de prorrogação.odt23.5 KB
(PD) Formulário de encerramento.odt20.95 KB