Programa de Pós-Doutoramento na USP

 

Antes de dar início ao envio da documentação, o interessado deve tomar ciência das normas gerais da USP referentes ao Programa de Pós-Doutorado, particularmente do disposto na Resolução CoPq Nº 7406, de 03 de outubro de 2017.
Os projetos aprovados a partir de 23 de maio de 2019 devem odebecer às alterações determinadas pela Resolução CoPq Nº 7660, de 22 de maio de 2019. Chamamos a atenção para as principais mudanças (Artigos 2o, 3o e 4o):

 

  • deixa de haver o limite máximo de 7 anos em relação ao tempo de obtenção do título de doutor pelo candidato;
  • a modalidade "com vínculo empregatício" deixa de incluir a condição do candidato com vínculo empregatício em tempo parcial, abarcando agora somente a condição do candidato com afastamento remunerado;
  • o desenvolvimento do projeto em tempo parcial, com dedicação mínima de 20 horas semanais, deixa de ser permitido para a modalidade "com vínculo empregatício", permanecendo como possibilidade somente na modalidade "sem bolsa";

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RESOLUÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

 1.    Disposições gerais

O Programa de Pós-Doutorado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo visa ao fomento da pesquisa de alta especialização nos Departamentos, Laboratórios e Núcleos de Pesquisa da Unidade.

Espera-se uma estreita colaboração entre o pós-doutorando e a unidade institucional vinculante, de forma que 1) essa garanta a estrutura necessária à efetivação da pesquisa daquele; e 2) por sua vez, o pesquisador ofereça sua contrapartida, no sentido de favorecer o ensino, a pesquisa e a difusão doconhecimento na unidade.         

2.    Modalidades de Pós-doutorado

São admitidas as seguintes modalidades de pós-doutorado

1)    Pós-doutorandos sem vínculo empregatício, com bolsas de pós-doutorado ou equivalente;

2)    Pós-doutorandos com vínculo empregatício, com afastamento, remunerado ou não, de suas funções na instituição de origem.

3)    Pós-doutorandos com ou sem vínculo empregatício, com financiamento próprio.

3.    Requisitos

 São requisitos básicos para o ingresso no Programa:

1)    Possuir título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira.

2)    Supervisão de um docente responsável (supervisor) no âmbito da linha de pesquisa, departamento, laboratório ou núcleo vinculante.

3)    Ter obtido a titulação de Doutor há no máximo 7 (sete) anos (conforme Resolução CoPq No. 7406 de 03/10/2017).

4.    Prazos

O estágio poderá ser concluído em até 5 (cinco) anos. O cadastramento inicial deverá prever duração máxima de 2 (dois) anos, podendo haver prorrogações, a critério dos Departamentos. Caberá aos Departamentos a verificação da presença dos pós-doutorandos e do cumprimento dos compromissos assumidos no Plano de Atividades Institucionais.

 5.    Documentação exigida (impressa e PDF)

1)    Formulário para cadastramento inicial

2)    Projeto de Pesquisa

3)    Plano de Atividades Institucionais

4)    Curriculum lattes (primeira página)

5)    RG ou RNE/Passaporte

6)    CPF

7)    Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (anexo III)

8)    Aprovação pelo Conselho do Departamento

9)    Foto 3x4 digitalizada, em arquivo JPG

 

A - Para Pós-Doutorado na modalidade COM BOLSA:

10a) Termo de outorga e Aceitação da bolsa

 

B - Para Pós-Doutorado na modalidade SEM BOLSA e COM Afastamento Empregatício:

10b) Termo de Ciência da instituição empregadora (anexo I);

11b) Afastamento da Instituição (Declaração da Empresa ou Publicação em Diário Oficial)

12b) Parecer elaborado por relator especializado na área

 

C - Para Pós-Doutorado na modalidade SEM BOLSA:

10c)Termo de compromisso (anexo II)

11c) Parecer elaborado por relator especializado na área

 

6 . Atividades Institucionais

A fim de cumprir a resolução para o Programa de Pós-Doutorado da FFLCH-USP, o pós-doutorando deverá apresentar, no ato da inscrição e da solicitação de prorrogação, um Plano de Atividades Institucionais que deverá contemplar ao menos dois dos seguintes itens.

1)    Oferta de cursos de pós-graduação, na condição de ministrante ou de co-ministrante na USP .

2)    Oferta de cursos de extensão no âmbito de um departamento.

3)    Organização de eventos acadêmicos.

4)    Orientação de Iniciação Científica.

5)    Direção de seminários de leitura e pesquisa

6)    Conferências, aulas práticas e participação em eventos temáticos.

Obs.: Os pós-doutorandos não podem ministrar aulas teóricas para os alunos de graduação na USP.

 7.    Obtenção do certificado

Só serão certificados os pesquisadores que obtiverem aprovação por seus pares, via parecer de mérito elaborado por um relator e apreciado pelas seguintes instâncias colegiadas:

1)    Conselho do Departamento ou similar;

2)    Comissão de Pesquisa.

 

                

Comissão de Pesquisa  FFLCH/USP

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Atenção: Inicialmente, o interessado deverá:

  • Enviar toda a documentação impressa  para o departamento ao qual o supervisor possui vínculo, para a análise do projeto de pequisa pelo Conselho. (OBS.: a documentação não deve ser encadernada)
  • Sendo o projeto aprovado, o departamento enviará a documentação impressa a esta Comissão de Pesquisa, e os arquivos solicitados em PDF deverão ser enviados para o e-mail cpqfflch@usp.br (seja pelo pós-doutorando, seja pelo departamento). (OBS.: a documentação enviada em desacordo com as orientações expressas aqui será devolvida para correção)

 

Relação de documentos - Para Cadastramento Inicial, Prorrogação ou Encerramento do Programa

 

Para aquisição do Cartão USP, é necessário o envio de uma foto 3x4 no formato JPG de, no máximo, 50kb para cpqfflch@usp.br.

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Procedimento para entrega de Relatório Final

 

  • Para encerramento do pós-doutorado, o(a) pósdoutorando(a) deve entregar à secretaria do departamento do supervisor o relatório final, o formulário de encerramento e o parecer do supervisor
 
  • Os pós-doutorandos não são responsáveis pela inserção do relatório final no Sistema Atena, e sim a Comissão de Pesquisa.
 
  • Os departamentos devem enviar à Comissão de Pesquisa o relatório final, o formulário de encerramento com aprovação do Conselho do Departamento, o parecer do supervisor e o parecer de um(a) docente da área, todos em um único arquivo em formato PDF com até 4mb.
 
  • Ressaltamos ainda que o pdf único com os documentos de encerramento deverá chegar no email cpqfflch@usp.br com pelo menos 48 horas de antecedência do prazo final da entrega do relatório.    
 
  • Lembramos que para o encerramento do pós-doutorado, também deverá ser enviado à Comissão de Pesquisa o processo físico, acompanhado dos documentos impressos.  
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Clique aqui para acessar manual de funcionamento do sistema Atena