Ética e Pesquisa

Nos últimos anos, o comportamento ético de pesquisadores na condição de produtores de conhecimento científico tem sido objeto de maior preocupação de agências de fomento, órgãos reguladores, e da sociedade civil em geral. Instrumentos de acompanhamento e verificação acerca de como as agendas de pesquisa estão sendo conduzidas é objeto de regulação de órgãos nacionais e internacionais. Com o aumento de pesquisas realizadas com pessoas e grupos de pessoas, principalmente na área das Ciências Humanas, o debate sobre Ética e Pesquisa vem sendo objeto de consideração por parte da comunidade científica e a FFLCH não pode ficar alheia à discussão. Dessa forma, a FFLCH vem promovendo seminários, workshops e cursos voltados especialmente à discussão sobre a Ética e Pesquisa.

Em 2012, dois seminários foram realizados sobre o tema pela FFLCH cujas sínteses encontram-se disponíveis no site da Comissão de Pesquisa. Nas duas ocasiões, discutiu-se uma agenda comum de questões sobre ética e pesquisa para a área de Humanidades, com a participação de docentes de outras unidades da USP como a Faculdade de Economia e Administração, a Faculdade de Educação, o Instituto de Psicologia e a Faculdade de Odontologia, entre outras. Compreender como os desafios éticos em pesquisa se colocam para as diferentes áreas das Humanidades, e alinhar o comportamento responsável de pesquisadores das universidades brasileiras com os parâmetros de discussão em outros países e universidades é um dos principais objetivos da Comissão de Pesquisa da FFLCH.

1º Seminário Comitês de Ética em Pesquisa na USP.pdf20.43 KB
2º Seminário Comitês de Ética em Pesquisa na USP.pdf52.28 KB