Ingresso PC

Etapas da Candidatura para Pesquisador Colaborador

A candidatura para Pesquisador Colaborador ocorre em três etapas principais:

  1. Envio da Documentação: O candidato deve encaminhar a documentação em PDF ao departamento ao qual o supervisor está vinculado.

  2. Avaliação do Projeto de Pesquisa: O Conselho de Departamento realiza a análise do projeto.

  3. Envio à CPqI para Cadastro: Caso o projeto seja aprovado, o departamento encaminha a documentação em formato PDF à Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) para cadastro no Sistema Atena. 

Documentação Exigida

Para a candidatura, são necessários os seguintes documentos:

Importante: A partir de 12/11/2024, somente serão aceitos documentos com assinatura digital, pelo USPASSINA ou GOV.BR

  1. Formulário de cadastro inicial (PC), devidamente preenchido
  2. Projeto de Pesquisa (deve ser submetido ao Comitê de Ética, quando aplicável)
  3. Plano de Atividades Institucionais (formato PDF e Word)
  4. Currículo Lattes (primeira página)
  5. Documento de identidade (RG, RNE ou passaporte)
  6. CPF
  7. Declaração de reconhecimento de direitos intelectuais, assinada por todas as partes (Anexo III)
  8. Cópia do Certificado de Doutorado
  9. Termo de Adesão (Anexo IV) - preenchido após a aprovação do pedido

Termos adicionais, conforme a modalidade do projeto:

  • Projeto com bolsa: Termo de Outorga e Aceitação da bolsa.
  • Projeto sem bolsa e com afastamento empregatício:
    • Termo de ciência da instituição empregadora, assinado por todas as partes (Anexo I)
    • Declaração de afastamento da instituição (por empresa ou publicação em Diário Oficial)
  • Projeto sem bolsa: Termo de Compromisso, assinado por todas as partes (Anexo II)

Documentos Providenciados pelo Departamento

Além dos documentos fornecidos pelo candidato, o departamento responsável deve incluir:

  1. Parecer elaborado por um relator especializado na área, com o número USP
  2. Aprovação pelo Conselho do Departamento
  3. Parecer do Supervisor, com o número USP