SIICUSP

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é um evento realizado anualmente que tem não só o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizados por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, mas também contribuir para a formação de seus participantes.

O Edital do 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (2022) está disponível aqui

Etapa Internacional - 30º SIICUSP

ESCLARECIMENTOS:


1. Inscrição
: As inscrições serão realizadas no período de 08/08 a 09/09/2022, pelo site: https://uspdigital.usp.br/siicusp/.

Para inscrever-se, o(a) estudante deve inserir resumos em inglês e em português (incluir palavras-chave), preencher todos os dados solicitados no formulário e finalizar o envio da inscrição ao orientador. Efetuada a inscrição, o sistema remeterá uma mensagem para o e-mail cadastrado, informando que a inscrição está pendente de validação pelo orientador.

O orientador deverá validar a inscrição até 09/09/2022, caso não realize esse procedimento até essa data, a inscrição será considerada validada. O estudante somente receberá a confirmação de sua inscrição após a ratificação do orientador.

Esclarecemos que a participação de todos os bolsistas PIBIC-CNPq e FFLCH é compulsória, bem como aos estudantes que necessitarão do certificado de conclusão de Iniciação Científica. O resultado da pesquisa realizada deverá ser apresentado em pelo menos uma edição do SIICUSP. Caso o projeto não disponha dos resultados para serem apresentados, o aluno poderá realizar sua inscrição no próximo SIICUSP (limitado ao ano seguinte ao da formatura).

Depois de realizada a inscrição, caso a participação não seja possível, há a necessidade de enviar a justificativa documentada (atestado/documento que comprove a justificativa apresentada) o quanto antes para a CPq. A ausência sem justificativa impedirá que o aluno obtenha o certificado de IC e, quando bolsista, poderá ter que devolver os valores recebidos.

As orientações para uso do sistema estão disponíveis no manual.


2. Resumos em Português e em Inglês:

- Extensão: até 2 páginas

- Incluir 3 palavras-chave (imprescindível)

- Conter: título, objetivos, métodos e procedimentos, resultados, conclusões (parciais ou finais) e referências.

Modelo de resumo em português 
Modelo de resumo em inglês
 


3. Formato e Período de Realização na FFLCH:

O evento na FFLCH será presencial e ocorrerá de 17 a 26 de outubro de 2022, das 9h às 17h.
Atenção: devido à paralisação estudantil na terça-feira, dia 18/10, e na quarta-feira, dia 19/10, as apresentações marcadas para esses dias foram adiadas para a terça e a quarta seguintes, 25/10 e 26/10, respectivamente.


4. Apresentação:

As apresentações serão feitas em salas de aula. O tempo máximo de apresentação é de 10 minutos. Equipamentos de projeção estão previstos para todas as salas (uso facultativo).

Assista aos vídeos do 29º SIICUSP- 2021


5. Distribuição dos Trabalhos nas Mesas:

A distribuição de trabalhos nas mesas, horários e locais estão disponíveis aqui.


6. Mesa de Abertura
:

A abertura do evento ocorrerá no dia 17/10, segunda-feira, a partir das 18h, no Auditório Milton Santos (Geografia), com a mesa de abertura e, posteriormente, com a mesa redonda intitulada “Pesquisa, Ciência e Democracia", que contará com a apresentação da Profa.Dra. Rose Satiko Gitirana Hikiji e participação das Profas. Dras. Maria Aparecida de Aquino e Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer.


7. Avaliação dos Trabalhos:
de 17 a 22/10/22. Os avaliadores deverão realizar a apreciação dos trabalhos no sistema. Em breve, divulgaremos os critérios e o link nesta página.


8. Inscrição dos Avaliadores:
Nos próximos dias, docentes, pós-doutorandos, professores colaboradores e alunos de doutorado receberão o link para inscrição.

 

DESTAQUES DA PRIMEIRA ETAPA DO 28º SIICUSP (2020):

O Caderno de Pesquisa do 28º SIICUSP pode ser consultado aqui

Ele foi produzido para reparar um problema técnico que impediu a indicação de sete alunos para a Etapa Internacional do evento em 2020. 

Além da publicação, a Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas também atribuiu uma Menção Honrosa aos referidos alunos de Iniciação Científica.