Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da USP
Este programa busca fomentar o desenvolvimento de pesquisa entre estudantes de graduação da USP, oferecendo a oportunidade de participação em projetos de Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI), orientados por pesquisadores da Universidade.
Requisitos para Participação
- Estar matriculado em um curso de graduação da USP ou outra instituição de ensino superior.
- Ter um projeto aprovado pela Comissão de Pesquisa e Inovação e, quando necessário, pelo Comitê de Ética.
- Manter o currículo Lattes atualizado.
- Ser orientado por docentes ou pesquisadores da USP, incluindo pós-doutorandos e colaboradores credenciados.
-
Possuir n° USP (estudantes sem n° USP devem encaminhar e-mail de solicitação para cpqfflch@usp.br com os seguintes documentos: RG ou RNE, CPF, Documento que ateste a matrícula do aluno em curso de graduação e comprovante de endereço no Brasil).
Como Funciona
- Os projetos podem ser cadastrados em qualquer período do ano.
- Para concluir o programa, o estudante deve entregar relatórios semestrais e finais, participar do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP).
Certificação
Ao final, os participantes recebem uma declaração de conclusão do programa, emitida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. O certificado pode ser de Iniciação Científica (pesquisa básica ou aplicada) ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (criação e aprimoramento de produtos, processos ou serviços).
Informações Adicionais
- Estudantes podem receber bolsas de estudos, mas a participação no programa não depende disso.
- A participação pode ser cancelada a qualquer momento, caso os requisitos não sejam cumpridos.
Resumo das bolsas de Iniciação Científica
As bolsas de pesquisa são oferecidas por diversas agências de fomento, como o CNPq, FAPESP e a própria USP, através de programas e editais específicos.
-
CNPq: Oferece as bolsas PIBIC (Iniciação Científica) e PIBITI (Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). Ambos os programas visam promover o pensamento crítico e a experiência em pesquisa, mas a PIBITI foca no desenvolvimento tecnológico e inovação. As bolsas têm duração de 12 meses e os editais são publicados entre abril e maio.
-
FAPESP: Os estudantes podem solicitar bolsas diretamente à FAPESP, com o acompanhamento de seus orientadores. Após a aprovação, recomenda-se cadastrar os projetos de Iniciação Científica no Sistema Atena, anexando o parecer de aprovação da FAPESP ou outro comprovante emitido pela agência de fomento nas primeiras páginas em um mesmo arquivo PDF. Se cadastrados no Atena, além de cumprir as exigências da FAPESP, os alunos também devem seguir as normas do programa de Iniciação Científica da USP, o que inclui a entrega de relatórios semestrais, mesmo que a bolsa exija apenas um relatório anual. O parecer da agência de fomento deve ser utilizado não só para aprovação dos projetos, mas também para os relatórios, o que acelera a aprovação pela Comissão de Pesquisa, podendo ser realizada diretamente pelo Presidente da CPqI. Importante mencionar na folha de rosto, informações referente à bolsa FAPESP (agência e vigência).
- USP (PUB): O Programa Unificado de Bolsas (PUB) oferece bolsas para projetos de pesquisa, ensino, cultura e extensão. Os editais são lançados em maio, e o processo inclui inscrição no Programa de Apoio à Permanência Estudantil (PAPFE). A CPqI gerencia apenas relatórios e documentos de adesão/participação relacionados aos PUB vertente Pesquisa, questões referentes à frequência e pagamentos devem ser encaminhadas diretamente para o e-mail pubpesquisa@usp.br. Os projetos da vertente Pesquisa caracterizam-se como atividades de iniciação científica ou de iniciação ao desenvolvimento tecnológico e inovação, exigindo a apresentação de relatórios parcial e final, no sistema Atena. Além da apresentação no SIICUSP.
- Unidades de Ensino (Bolsa FFLCH): Algumas Unidades concedem bolsas de IC/IT. Também existe a possibilidade de pagamento de bolsas vinculadas a projetos de convênios firmados com outras entidades. Em nosso caso, a Bolsa FFLCH é utilizada para complementar o número de bolsas distribuídas pela CNPq nos editais PIBIC. As regras utilizadas pra distribuição são as mesmas dos editais PIBIC.
- Outras: Há diversas fundações de apoio que também oferecem bolsas. Os estudantes podem solicitar bolsas diretamente à fundação de apoio, com o acompanhamento de seus orientadores. Após a aprovação, recomenda-se cadastrar os projetos de Iniciação Científica no Sistema Atena, anexando o parecer de aprovação do projeto pela fundação ou outro comprovante emitido nas primeiras páginas em um mesmo arquivo PDF. Se cadastrados no Atena, além de cumprir as exigências do edital da fundação, os alunos também devem seguir as normas do programa de Iniciação Científica da USP, o que inclui a entrega de relatórios semestrais, mesmo que a bolsa exija apenas um relatório anual. O parecer deve ser utilizado não só para aprovação dos projetos, mas também para os relatórios, o que acelera a aprovação pela Comissão de Pesquisa, podendo ser realizada diretamente pelo Presidente da CPqI. Importante mencionar na folha de rosto, informações referente à bolsa externa à USP (agência e vigência).
- IC sem fomento: Essa modalidade visa atender estudantes dos cursos de graduação que necessitem ou optem por desenvolver suas atividades de pesquisa sob a orientação de pesquisador qualificado, sem vínculo com as bolsas de pesquisa das agências de fomento. A Iniciação Científica sem bolsa permite a esses estudantes o estabelecimento de vínculo/reconhecimento institucional de sua atuação.
Sobre Estágio e Vínculo Empregatício
3.7.2. Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.
Nota 1: O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, desde que observados os requisitos dispostos no artigo 3º da Lei nº 11.788/2008.
Nota 2: Poderá ser concedida bolsa a aluno que esteja em estágio não-obrigatório, desde que haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder. O disposto neste subitem se aplica também ao bolsista que venha obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.[7] - Para acessar o modelo de declaração clique aqui"
Observação: Para as bolsas FFLCH, não é permitido o acúmulo com estágios e monitorias remuneradas pela USP ou pela própria FFLCH (exceto nos casos de auxílio permanência: moradia, alimentação).
Acesse a Resolução Normativa CNPq 17/2006
Orientação à Distância
As regras para desenvolvimento de projetos de IC são aquelas especificadas na RESOLUÇÃO CoPq No. 8149. A Iniciação Científica não pode ser realizada à distância, salvo no caso de afastamentos temporários para trabalho de campo ou outras atividades relacionadas ao Projeto de Pesquisa, devidamente relatados no Projeto e/ou relatórios semestrais, ou nos casos de Bolsa BEPE devidamente aprovados e documentados pela FAPESP.
- A Orientação também deverá ser realizada presencialmente, salvo nos casos de situações excepcionais, aprovadas pela CPql;
- Nos casos de situações excepcionais, caberá à CPql indicar se há necessidade de substituição do(a) orientador(a), quando seu afastamento for superior a 90 dias.
- Caso o(a) Orientador (a) fique impedido(a) por qualquer motivo de continuar a orientar o(a) aluno (a), poderá indicar outro(a) Orientador(a) que atenda aos requisitos desde que aprovado pela CPql.
Passo a passo para Iniciação Científica (IC)
-
Elaboração do projeto: O estudante, junto a um orientador com título de doutor, deve desenvolver o projeto de pesquisa. Caso o projeto envolva pessoas, animais ou questões ambientais, ele deve ser submetido ao Comitê de Ética. O projeto resumido de pesquisa, com até 10 páginas, contendo a Área de Tecnologia Prioritária do MCTIC que o projeto atende (se for o caso), Introdução, Objetivo, Metodologia, Cronograma e Referências (o projeto pode ser individual do bolsista ou, caso pertença a um projeto maior, o orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo estudante bolsista); Acesse o modelo aqui.
-
Submissão ao Comitê de Ética: Projetos que envolvem entrevistas, uso de dados pessoais, filmagens, biossegurança ou uso de animais precisam ser avaliados pelo Comitê de Ética. Acesse https://pesquisa.fflch.usp.br/cep.
-
Cadastro na Plataforma Lattes: O estudante deve criar ou atualizar seu currículo na plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), que é a principal base de dados para pesquisadores no Brasil.
-
Cadastro no Sistema Atena: O orientador registra o projeto no Sistema Atena, vinculando o número USP do aluno e seu currículo Lattes. Nesse sistema, o estudante escolhe se realizará a IC com ou sem bolsa.
-
Registro de frequência: O programa não exige mais a realização de 480 horas de atividades, registradas mensalmente no Sistema Atena. Para bolsistas do PUB, é necessário o registro no Sistema Juno.
-
Relatórios de pesquisa: Relatórios semestrais devem ser submetidos, detalhando as atividades realizadas. A entrega dos relatórios pode ser feita pelo aluno ou pelo orientador. Quando os alunos fazem a entrega, o orientador deve validar o relatório na coluna "Validação Orientador". No perfil do orientador, é possível incluir observações sobre o desempenho do estudante e validar o relatório escolhendo entre "Concordo" ou "Ajustar". Caso opte por ajustes, o aluno poderá substituir o arquivo. Se o orientador fizer a alteração diretamente, o relatório já será validado. Após a validação, a troca de arquivo só será permitida quando a entrega da segunda versão for liberada, podendo ser feita apenas uma vez. O modelo de relatório pode ser acessado aqui.
-
Apresentação de resultados: Os resultados finais devem ser apresentados no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), que ocorre em fases: unidade, USP e, eventualmente, em instituição estrangeira.
-
Conclusão: Após cumprir todos os requisitos, o estudante recebe um atestado de conclusão do Programa de Iniciação Científica da USP.
O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP foi instituído e é regulamentado pelas seguintes resoluções:
Algumas orientações e modelos podem ser consultados abaixo:
- Projeto de Pesquisa (exemplo) - O projeto resumido de pesquisa, com até 10 páginas, contendo a Área de Tecnologia Prioritária do MCTIC que o projeto atende (se for o caso), Introdução, Objetivo, Metodologia, Cronograma e Referências (o projeto pode ser individual do bolsista ou, caso pertença a um projeto maior, o orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo estudante bolsista);
- Modelo de Relatório
-
Acesse o Guia do Programa de IC e IT da USP da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
-
Para dúvidas sobre o Sistema Atena, consulte o manual aqui.